sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Troca de óleo antecipada...

Hoje meu Citycom está com 2.700 km e, durante esta semana, tomei uma decisão que gera muita polêmica em diversas comunidades na web. Fiz a troca de óleo antes do recomendado pelo manual.  No manual diz para trocar a primeira vez com 1 mil km e as próximas a cada 3 mil km. Após a primeira, resolvi trocar com 1700km, quase a metade do recomendado para a segunda. Na verdade eu ia trocar com 2 mil km, mas resolvi antecipar um pouco. Os mecânicos recomendam trocar o óleo a cada 1 mil km, mas duvido que a conta seja correta, porém também não confio no nosso combustível, mesmo abastecendo com Podium da Petrobrás. Então, é essa minha justificativa para antecipar a troca: nosso péssimo combustível. Faço isso com meu carro também, o óleo para 5 mil km troco com 3,8 a 4 mil km. É uma questão de cuidado, não de precisão. A única certeza que tenho é a péssima qualidade de nossa gasolina, que tem de tudo: etanol, água, solventes e sabe lá mais o que... Outra coisa que sei é que antecipar a troca não tem problema, a não ser o seu custo, mas prolongar, isso sim trás problemas para o motor.

Levei novamente em uma oficina multimarca, onde aconteceu um fato cômico entre os mecânicos. Ao entrar na oficina, o dono da mesma chamou um de seus mecânicos e pediu que ele efetuasse a troca. O mecânico pegou o Citycom, com  muito cuidado, e o levou até o box de troca da oficina. Como pude acompanhar o serviço ( e é isso o que mais me atrai nas oficinas multimarcas ) acabei ouvindo a conversa do mecânico com o dono da oficina:

Mecânico: - Nossa... é Dafra, né? Que grande!

Dono: - Não, não é Dafra... a Dafra só vende... ela importa e depois vende.

Mecânico: - Então é chinesa? Ou coreana?

Dono: - Não é não... agora eles tem importado de diversos países como a Índia... essa aí acho que é italiana.

Mecânico: - Italiana, é? Nossa, então é Garine?

Dono: - Não, não é Garine não... certeza que é Piaggio... Piaggio ou Vespa. Garine não!

Mecânico: - Então essa é boa, né? Mas é grannnde...




Citycom 300i ao lado de uma
Ducati 1200 Multistrada... É grande mesmo!
Meu, eu me segurei para não rir alto, tive  que sair da loja.

Muito cômico, ainda mais com o piaggio ou vespa...

Depois disse para eles que era SYM e taiwanesa... vocês devem imaginar a cara de interrogação do mecânico quando eu disse isso. Acho que para ele vai ficar como Garine da Itália mesmo!rs



E por enquanto é só, assim que tiver novidades eu volto.



Qualquer dúvida pode perguntar, e ao pessoal mais tímido que prefere enviar e-mail, meu endereço está no perfil do blog.



Abraços


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Utilizando a garantia!

Fala pessoal!!!


Faz tempo que não apareço no blog mas estou de volta, e com novidades.

Vamos lá:

No final do mês de julho tive uma pequena bronquite que acredito ter sido causado pelo frio intenso e a poluição enorme aqui de São Paulo. Com isso, fiquei quase vinte dias sem andar com o Citycom, apenas ligando ele dia sim dia não.

Já em agosto, quando voltei a usá-lo novamente, ocorreu um problema que eu já tinha visto com outros Citycons: um vazamento do fluído de freio. Parei em um estacionamento na Av. Paulista para um compromisso e na volta, para minha surpresa, vi uma pequena possa no chão bem embaixo da carenagem do radiador. Para vocês verem como a internet pode ser usada muito positivamente, eu já imaginava que era o bendito cilindro mestre do freio que estava dando vazamento, pois isso é um problema já ocorrido com vários proprietários de Citycom. Uns dizem que é problema ocasionado na montagem, outros que o aperto foi mal feito, só sei que não pensei duas vezes e acionei o seguro chamando um guincho para levar até a concessionária, pois não ia ser eu a testar se o freio funcionaria ou não até lá.  Gente, fiquei muito p... com o ocorrido, não lembro nem nos tempos de mobyllete de ter ficado na rua por um problema de montagem.

Chegando na concessionária da Lapa fui atendido direto pelo mecânico, que disse que o problema poderia ser o fluído do radiador (???). Então eu mostrei para ele os dois reservatórios do fluído de freio e disse que estavam quase vazios. Ele continuou a dizer que era do radiador (acho que esses mecânicos não sabem que hoje em dia quase todo mundo entende muito do produto que compra, principalmente por causa do Google, blogs e das redes sociais) porém ia verificar tudo, inclusive o sistema dos freios. O pior é que era uma sexta-feira, véspera do dia dos pais (quem mora em São Paulo sabe o que estou falando) e quase duas hs da tarde. Assim que o levaram para a oficina, fui falar com o pessoal do pós vendas. E veio a frase que eu não queria ouvir:

 - Olha, a oficina está lotada e só poderemos mexer amanhã ou na segunda, tudo bem?

Eu devo ter ficado roxo pois sentia meu rosto fervendo, mas com toda a educação disse que tudo bem e esperava que pelo menos no sábado ele tivesse pronto pois deveria ser uma prioridade.

Então saí de lá, fui para o ponto de ônibus e fui para casa. Fazia tempo que eu não pegava um busão...rs. Eu não estava preparado ($$$) para pegar um taxi quando saí de casa com o Citycom.

Claro que não ficou pronto no sábado, e sabem por que? Era o cilindro mestre que estava com problemas não o radiador, e como eles precisariam trocar a peça e na concessionária não tinha, tiveram que pegar em uma outra, acabou ficando para terça-feira.

Chegando lá na terça-feira no final do dia, pois pediram mais um tempinho para dar uma carga na bateria porque a mesma estava um pouco arreada por ter ficado muito tempo parada na concessionária (???), dei uma conferida e tive uma surpresa positiva pois trocaram os dois reservatórios pelo os da 2012, os cilindros mestre dianteiro e traseiro, completaram o óleo de freio e deram uma boa limpada em todo o scooter. Tudo coberto pela garantia. Me disseram que isso tem acontecido nos primeiros modelos (10/11) e que na 2012 esse problema foi sanado.

Não seria então um caso de Recall, pois se formos ver é um defeito grave por ser nos freios, ainda mais um scooter com cvt que, sem freio e pesando 182 kg, pode ocasionar um grande problema não acham? Mas isso é só minha opinião...

Tirando o imprevisto desagradável, fui muito bem atendido na concessionária, fazendo-me repensar em fazer as revisões restantes pois eu não ia fazer mais, mas agora penso na garantia, não quero perde-la. E o prazo foi curto se comparado aos comentários de que na Dafra não tem peças a pronta entrega... Foram apenas 2 dias de espera! Estou revendo os meus conceitos...

Desculpem a ausência, e sempre que tiver novidades estarei aqui de volta.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraços