No último final de semana, fiz uma nova pequena "viagem" até Cotia - SP em plena véspera do dia dos namorados. Confesso que abusei um pouco no percurso até lá, que foi um pedaço da Marginal Tiete, depois um trecho da Rodovia Castelo Branco, outro trecho do Rodoanel e finalmente um pedaço da Rod. Raposo Tavares, totalizando 85 km de ida e volta.
Na ida, levei o Citycom 300i aos limites para ver como se comportava nas retas e curvas, e mais uma vez fiquei maravilhado com o seu desempenho, um verdadeiro scooter-racing. Motos que “tentaram” me acompanhar como uma Twister 250, Lander 250 entre outras, simplesmente desapareceram... no meu retrovisor. E tem mais, o consumo diminuiu, fez uma média de 26 km/l, melhor que na cidade. Parece que o Citycom gosta de velocidade, até bebe menos, rs. Na volta eu também fiquei mais uma vez agradecido, a Rod. Raposo Tavares estava simplesmente parada, então vim numa boa pelo corredor. Não é uma maravilha?
Scooter e motos no trânsito de SP: tendência irreversível |
Tenho visto em alguns meios de comunicações as reportagens tendenciosas contra o uso da motocicleta. Será que eles não enxergam que essa tendência no Brasil não tem mais volta? Aqui será, em muito breve, igual a França, Itália, Espanha e alguns países orientais. As pessoas vão começar a se locomover com scooter e motos cada vez mais.
Vejo as “autoridades” dizendo isso e aquilo, que deveriam restringir o uso da moto em alguns locais, por limitadores, que moto polui mais que carro, etc. Sabem o que é isso? Medo do que ficou fora de controle, não conseguem dar um transporte público descente, abaixar o preço da gasolina, fazer a classe média andar de ônibus ou de bicicleta. Vocês acham que a maioria dos executivos irá trabalhar de bicicleta? Vão nada, se um dia trocarem de veículo, esse veículo será um scooter ou uma moto. Eu mesmo, que sempre tive carro, não consigo andar mais nele com a compra do Citycom, e tem mais: se vierem para o Brasil os scooter de 500cc ou mais com preços coerentes, sou um sério candidato a trocar meu carro por um deles e ficar com dois scooterem casa. Não fiz isso ainda por não ter coragem de pagar 27 ou 40 mil nos scooter oferecidos pela Suzuki, mas se custarem até uns 20 mil, não vou pensar duas vezes.
Vejo as “autoridades” dizendo isso e aquilo, que deveriam restringir o uso da moto em alguns locais, por limitadores, que moto polui mais que carro, etc. Sabem o que é isso? Medo do que ficou fora de controle, não conseguem dar um transporte público descente, abaixar o preço da gasolina, fazer a classe média andar de ônibus ou de bicicleta. Vocês acham que a maioria dos executivos irá trabalhar de bicicleta? Vão nada, se um dia trocarem de veículo, esse veículo será um scooter ou uma moto. Eu mesmo, que sempre tive carro, não consigo andar mais nele com a compra do Citycom, e tem mais: se vierem para o Brasil os scooter de 500cc ou mais com preços coerentes, sou um sério candidato a trocar meu carro por um deles e ficar com dois scooter
No trânsito das grandes cidades a galinha vai mais rápido! |
Quem anda em um maxi scooter descobre que não precisa mais usar o carro na cidade e em pequenas viagens. E por que não incentivar essa substituição que nem fizeram na França? Dizem que a maioria dos paulistanos não troca seu carro por uma moto nem que tenha que ficar quatro horas por dia dentro dele. Mas será que se andarem em um Citycom ou um Kymco Xciting 500R não mudariam de idéia? Eu acredito que mudariam.
Tem uma campanha no site http://www.vadegalinha.org.br/ que diz que um carro no trânsito anda a uma média de 15 km/h , a mesma velocidade de uma galinha. Fala sobre a poluição, que existem outras alternativas para o trânsito, que são as seguintes: a pé (???), de ônibus ou de bicicleta... CADE OS SCOOTER NESSA CAMPANHA? Pode ser o kasinski Prima Electra, mas cadê esta opção???
E ir a pé é brincadeira né? Queria ver se alguma “autoridade” ia andar a pé... ta bom.
E ir a pé é brincadeira né? Queria ver se alguma “autoridade” ia andar a pé... ta bom.
Teve uma época em que eu tinha um carro (Gol), uma cub (C100 Biz) e uma bicicleta. Sabe o que me aconteceu? Sofri um acidente e quebrei meu braço. Adivinhem com qual dos três veículos eu estava? A “segura” bi-ci-cle-ta!!! Gente, eu entendo que a bike não polui, é "fashion" dizer que pedala, mas a bike é, a meu ver, o veículo mais perigoso para se utilizar na cidade.
Primeiro que ninguém, mas NINGUÉM mesmo respeita um ciclista, desde o gato, o cachorro, o pedestre, a moto, o carro, o ônibus, o caminhão, a kombi, o skate, o patinete, etc, etc, etc... ninguém. Fora que bicicleta não freia nada, não amortece nada, não carrega nada, e se você não for um triatleta, não consegue sequer pedalar uns14 km só de ida. Ai depois não volta, fica por lá mesmo, hehehe...
Primeiro que ninguém, mas NINGUÉM mesmo respeita um ciclista, desde o gato, o cachorro, o pedestre, a moto, o carro, o ônibus, o caminhão, a kombi, o skate, o patinete, etc, etc, etc... ninguém. Fora que bicicleta não freia nada, não amortece nada, não carrega nada, e se você não for um triatleta, não consegue sequer pedalar uns
Pessoal, a saída para o trânsito é o scooter, seja um 110cc, um maxi ou um elétrico.
Acorda São Paulo!!!
5 comentários:
Pois é Juan, eu vou de galinha todo o dia...não vejo a hora de conseguir comprar a minha Citycom. Será que a Kawa vai lançar mesmo a Kymco 500R, é um belo maxi, se o valor for mesmo entre 18 e 20 vai ser uma briga eu decidir qual dos dois eu vou comprar...rsrsr
Abração colega e um bom final de semana.
Grande Matsumoto!
As fontes parecem "quentes" sobre o lançamento da 500R, e no test-ride da kawasaki que eu participei, diziam que o segmento de scooter será explorado em um futuro próximo. Mas eu acredito que um scooter na casa das 300cc já é suficiente para SP, ainda mais se pensarmos no consumo, seguro, ipva, etc. Mas será tentador se vier por uns 18 mil... quem sabe?
Um ótimo final de semana para você também, e vai juntando as "Dilmas" que maxscooter é tudo de bom!
Abraços
Juan e Marco,
se a Kawa realmente fizer parceria com a Kymco para entrar no segmento de Scooters e Maxi... há... aí sim começaremos a ter competição e novidades...
Caso aconteça isso serei o primeiro a ficar vibrando e torcendo para trazerem o kymco Downtown 300i, já ouviram falar nele?
Simplesmente muito Lindoooo!!! Robusto e tecnológico... além de tudo + q um Maxi proporciona.
Antes mesmo do Citycom eu já era apaixonado pelo Downtown 300i... Aí quando vi que a City saiu por aqui e era o que + se aproximava dele... aí apaixonei pela City tbm...
Uma coisa eu garanto, posso ter qualquer motoneta, mas na hora que o DOwntown 300i vir para cá, há, com certeza venderei a atual para pegar a majestosa.
Abraços e Vida longa ao mercado de motonetas!!!
Juan, na comu da Lead e da City o Sérgio postou esta matéria feita pela BAND muito relacionado com a questão que levantou nessa postagem...veja:
http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000440224
Essa é a primeira, porém vai ter uma sequência. Vale a pena conferir.
Leandro,
adorei a matéria da band e senti saudades do meu Burgman 125 2008(igual ao do reporter, só que com pára-brisas).
E como eu disse na minha "reportagem", não tem mais volta, será o país das duas rodas!
Abraço
Postar um comentário