segunda-feira, 16 de maio de 2011

Medições

Entre o período de outubro de 2010 e janeiro de 2011 eu acompanhei alguns testes realizados por duas revistas especializadas em motos a respeito do Citycom 300i e há algumas diferenças no resultado dos testes de cada uma.

Segue os resultados mais relevantes em cada período:

Medições (outubro de 2010)

Velocidade máxima real: ........................130 km/h

Aceleração:
0-50 km/h.....................................................8 s
0-100 km/h..............................................14,5 s
0-400 m......................................................20 s
Retomada:
40-80 km/h.................................................10 s
40-100 km/h...............................................13 s
Consumo:
Máximo...................................................22,5 km/l
Mínimo......................................................30 km/l
Médio........................................................25 km/l
Aferição do velocímetro:
50 km/h indicados..............................46 km/h reais
100km/h indicados.............................90 km/h reais
Frenagem:
60-0 km/h.................................................16 metros
80-0 km/h.................................................30 metros

Medições (novembro de 2010)

Aceleração (km/h):
0-40..........................................................3,01 s
0-60..........................................................5,34 s
0-80..........................................................9,08 s
0-100......................................................16,52 s
0-400 m..................................................19,48 s
0-1000 m................................................38,96 s
Retomada (km/h):
40-60......................................................2,31 s
40-80......................................................6,1 s
40-100..................................................12,84 s
Frenagem:
80-0.........................................................2,44 s
60-0.........................................................1,73 s
40-0.........................................................1,63 s
Velocidade:
Máxima: 117,6 km/h...............indicada: 137 km/h
Consumo:
Médio......................................................27,4 km/l
Autonomia média..................................  274 km
Dinamômetro:
Potencia máxima na roda........17 cv a 4.750 rpm
Torque máximo na roda...........2,25 kgfm a 4.750 rpm

Medições (janeiro de 2011)

Aceleração (km/h):
0-40..........................................................3,11 s
0-60..........................................................5,53 s
0-80..........................................................9,34 s
0-100......................................................16,27 s
0-400 m..................................................19,71 s
0-1000 m................................................38,65 s
Retomada (km/h):
40-60......................................................2,55 s
40-80......................................................6,86 s
40-100..................................................10,37 s
Velocidade:
Máxima: 123,94 km/h...............indicada: 140 km/h
Consumo:
Médio......................................................25 km/l
Autonomia média..................................  250 km
Dinamômetro:
Potencia máxima na roda........14,1 cv a 4.800 rpm
Torque máximo na roda...........2,13 kgfm a 4.400 rpm
Rotações máximas: ................................7.800 rpm
Relação peso/potência – kg/cv................12,90
Potência específica – cv/litro...................87,4


Pelos testes eu acredito que não podemos chegar a conclusões exatas a respeito de cada scooter vendido. Vários fatores podem influenciar no resultado, como o peso do piloto, habilidade com o câmbio CVT, amaciamento do motor, qualidade da gasolina, pressão atmosférica, vento contra, etc.

Um exemplo está na retomada de 40-100 km, que em um teste foi de 10 s, nos outros 12 e 13 s. No dinamômetro, o que mais me surpreendeu foi que em um deu 17 cv e no outro 14,1 cv, ambos medidos na roda. São quase três cv de diferença, um absurdo, sendo que no dinamômetro o peso e o vento não podem servir de desculpas. Fora a velocidade máxima que oscilam entre 117 e 130 km/h.

Um ponto muito positivo no Citycom fica na potência específica de 87,4 cv/litro, que chega a ser melhor que a do Burgman 400. Aliás, bem lembrado esta comparação, porque não deveriam comparar o Burgman 400 com o Citycom, não pela máquina, mas pelo preço. Um Burgman custa 27 mil, o preço de dois Citycom. O que vocês preferem: um Burgman 400 ou dois Citycons, um preto e um branco? rss. Sem noção o preço da Suzuki, mesmo sendo melhor, não vale esse valor. O justo talvez fossem uns 18 mil. Nem na Europa a diferença de preço dos dois é tão absurda. 

Por mais que esses testes sejam ditos como aferidos, acredito que os fatores citados anteriormente devam ser levados em consideração, sendo que não duvido que uma pessoa mais magra ou pesada possam mudar radicalmente os resultados obtidos, fora alguém com muita habilidade em manejar o CVT.



Abraços e até a próxima.





11 comentários:

Anônimo disse...

Oi Juan, tudo indo bem de scooter né? Bom, o transito de Sampa está me fazendo reavaliar alguns medos, preconceitos e habilidades e comprar um veículo 2 rodas. Seu blog me fez ver os scooters de maneira diferente, to muito mais propenso em comprar um deles. Lendo o post de hoje fiquei com uma dúvida, me desculpe aqueles que entendem muito, mas o que é um câmbio CVT?

Juan RR disse...

Olá, seja bem vindo ao meu blog!

O transito de SP está cada vez pior, é natural as pessoas começarem a procurar outros meios de locomoção. Tenho observado em vários meios de comunicação esta mudança. São pessoas indo de bicicleta, moto e alguns corajosos de metro. Minha dica para quem deseja trocar o carro pela moto é que consiga "horas de vôo", quero dizer, horas de moto antes de realizar a transição, pois a maioria dos acidentes ocorre com o cidadão que trocou o antigo transporte por um de duas rodas, porém ainda não adquiriu experiência. Esqueça de que moto se dirige, moto se "pilota", e para isto precisa de tempo. Veja bem, tenho experiência de 28 anos como motociclista, sou piloto de kart e mesmo assim aprendo muito a cada dia no trânsito. Não estou querendo desanimar, apenas orientando que pegue habilidade antes de ir para o trabalho com uma moto. Moto e scooter são tudo de bom! Quanto ao câmbio CVT, segue abaixo o significado:

O CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável foi idealizado por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, e somente agora vem sendo largamente utilizada em substituição aos tradicionais câmbios automáticos com engrenagens planetárias.
A primeira transmissão CVT foi patenteada em 1886 e desde então sua tecnologia vem sendo refinada e aprimorada, mas somente nos dias de hoje vem despertando interesse dos grandes fabricantes mundiais de automóveis e motocicletas.
Diferente das caixas automáticas tradicionais, as do tipo CVT não possuem marchas, o que significa a ausência das rodas dentadas que se interligam. O CVT funciona com um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus mesmo discretos ou mudanças de marchas. O câmbio CVT não tem engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência.

Comparando com o sistema de tração tradicional das motocicletas, seria como se tivéssemos coroa e pinhão que aumentassem ou diminuíssem de diâmetro, alterando a relação de aproveitamento da força do motor.


Qualquer dúvida é só perguntar,

Abraços

Anônimo disse...

Anônimo que perguntou o que é o CVT, veja este video do youtube que vai lhe ajudar bastante a enteder o funcionamento na prática (em 3D).

http://www.youtube.com/watch?v=7ENOzVzfTOU

Copie e cole no seu navegador...

Espero que ajude,

Grande abraço,

Leandro S.

Juan RR disse...

Obrigado Leandro!

Abraços

Anônimo disse...

Valeu Gente !!! Se o transito fosse amigável como vocês...

RobertoBezerra disse...

Fala, Juan!
Escrevo pra dizer que tenho acompanhado seu blog e estou gostando muito! Parabéns pela iniciativa. Pretendo comprar meu Citycom em breve. Já tive um scooter kasinski 50c e uma XTZ 125, mas parei de andar de moto, por receio pelos perigos. Mas estou revendo meus conceitos...rs
Uma pergunta: Vc acha maxi scooter mais seguro que uma moto? Eu penso que sim, pois além de ser um veículo mais respeitável (no caso dos maxi scooters) pelo porte, o fato de as pernas estarem "dentro" do veículo passa uma ideia de segurança...o que tem a dizer sobre?
Um abraço a todos!
RobertoBezerra

Juan RR disse...

Olá Roberto, seja bem vindo!

Bom, a segurança de qualquer veículo, incluindo os de duas rodas, é relativa. Tem gente que se machuca até em caminhão. A segurança, por incrível que pareça, quem faz é a gente. Para mim não existe acidente, existe "falha humana". E por mais que tomemos cuidado, o outro pode não tomar, então sempre terá alguém causando o "acidente", ele não acontece sozinho,rss. Mas entendo a sua dúvida. Vamos dize que os maxiscooter têm certas vantagens em relação a algumas motos. Cito, por exemplo, o pára-brisas que protege bastante, e dependendo da altura do piloto, protege até de linha de pipa. Outra vantagem seria o cambio cvt que deixa a nossa atenção para apenas frear e acelerar, ajudando bastante no trânsito. No caso do Citycom, as rodas aro 16 também ajudam muito, sem falar nos ótimos freios. O escudo frontal realmente dá uma sensação de segurança, protege da chuva e do vento e, sem dúvida, é mais uma proteção para as pernas. O porte também ajuda, parece que alguns motoristas respeitam mais, mas não são todos.

Resumindo, acredito que seja mais seguro sim, ainda mais se comparar com uma moto da mesma cilindrada. Talvez um freio ABS ajudasse ainda mais.

Obrigado pelos elogios e por acompanhar o blog. Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraços

Anônimo disse...

Juan, é o Leandro S.
Tudo bem?

Cara, está sabendo do passeio que vai ter para São Roque no Ski Mountain, né?

Não, não sabia? Não acredito! rsrs

Cara,é dia 22 agora, todos vamos nos encontrar naquele Extra Anhanguera às 07:30 com saida às 08:00... Vamos por um pedaço da Castelo, depois Rodo e depois a Raposo para depois irmos pelas Vinículas...

Aí vamos ficar la no Ski até as 17:00.

Já tem 19 motos, entre elas 4 City`s.

O que acha de completar o 20 e se juntas as 4 Citys?

Bom, o convite está aberto.

Estou animado para ir, pois será minha primeira viagem em grupo e porque lá terá bastantes atrações.

Coloca sua esposa na garupa e pé na estrada conosco!

A comu que está organizando é a Scooter & Cia.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=106467619

Grande abraço e conto com a presença dos senhores.

RobertoBezerra disse...

Valeu, Juan!
Eu tinha esquecido a vantagem adicional de não marcha, o que facilita a condução e nos dá mais possibilidades de nos concentrarmos no restante.
Quanto à linha de pipa, penso que o ideal é aquela anteninha mesmo, não?! Creio que, a bater no escudo, a linha suba e escorregue direto pro piloto...uma braba! Já com aquela anteninha, esse risco não existe.
Outra dúvida: o citycom é muito pesado para manobrá-lo quando parado? Pergunto isso porque minha garagem é apertada e terei que sair com ela de ré.
Um abraço!

Juan RR disse...

Roberto,

O Citycom pesa uns 180 kg, é bem pesado. Para manobras o problema é que esterça pouco, mas nada que o tempo e o costume não resolvam.

Abraços

Juan RR disse...

Valeu Leandro!

Se a preguiça deixar, eu apareço por lá, rsss

Abraço