segunda-feira, 25 de abril de 2011

É Páscoa no país do feriadão !!!

Feriadão de Páscoa, e todo o mundo querendo ir para a estrada! Como eu não sou diferente, resolvi fazer um passeio com minha noiva até Itu – SP para testar o desempenho do Citycom 300i fora da cidade e em um percurso maior do que até Cotia.

O objetivo inicial era ir direto pela Rodovia Castelo Branco, passar por Itu e depois voltar para São Paulo pela estrada dos romeiros. Antes dessa idéia, o combinado era ir até Santos – SP, mas o aviso de um amigo me fez desistir, porque simplesmente estava o caos na baixada santista, todo o transito da capital fora para lá.

Depois de verificar o óleo, pressão dos pneus, água do radiador, fluídos de freio e abastecer o scooter, tudo já estava pronto para a pequena viagem.  Saímos de SP no sábado dia 23 ás 10hs da manhã rumo ao nosso destino. O dia estava ensolarado e em uma temperatura agradável, a marginal Tietê estava tranqüila e o Citycom, como sempre, chamando bastante atenção.

Citycom 300i encarando a
Rod. Castelo Branco
Como está amaciando, imprimi um ritmo leve, não passando de seis mil RPM e no máximo a 110 km/h no painel. Logo na entrada da Rod. Castelo Branco ocorreu um fato desagradável que por sorte não houve conseqüências para nós. Um caminhão areieiro em alta velocidade teve um pneu estourado, quero dizer, explodido! A nossa sorte é que estávamos a uma boa distância, mas o susto foi grande, pois sempre fica aquele pensamento: e se estivéssemos mais perto, o que poderia ter acontecido? Aproveito esse acontecimento para dizer a todos os motociclistas que andar de moto é uma delícia, mas estamos em constante perigo. A falta de educação no nosso país é lamentável, não há respeito e nem regras para muitas pessoas, isso nos torna alvos fáceis para motoristas negligentes e sem educação. Fiz recentemente uma viagem de carro para Monte Verde – MG, distante 150 km de São Paulo, e reparei como os caminhões de hoje em dia alcançam altas velocidades, chegam a andar mais rápidos que nossos carros e são incrivelmente perigosos a meu ver. Cheguei a acompanhar caminhões andando a mais de 120 km/h, e para eu ultrapassá-los tinha que atingir vinte km a mais. Um absurdo! E não adianta reclamar, é uma terra de ninguém, não há fiscalização e muito menos educação. A cada viagem, seja de carro ou moto, só a nossa experiência, habilidade e "Deus" é que nos protegem.

Com Cristo ao fundo no
Road Shopping
  Após o susto fiquei ainda mais atento, e em algumas subidas tive que “torcer o cabo” para passar os caminhões e abrir uma distância. O legal é que o Citycom não negou fogo, atingindo fácil 120 km/h na subida. Pensarei duas vezes em pegar uma rodovia novamente, ainda mais com garupa. Sem dúvida o ideal são as estradas vicinais, lembrando que mesmo nelas há caminhões.

Próximo ao km 72, paramos no Road Shopping para almoçar. Muito legal esse lugar, com várias lojas, praça de alimentação, um Frango Assado e até um supermercado Dia. Para quem gosta de pegar uma estrada, até aqui já vale o passeio, depois é só fazer o retorno e voltar para SP.

De volta à estrada, andamos poucos km e saímos da Rod. Castelo Branco para pegar uma vicinal (graças a Deus) até Itu. Foi uma maravilha até lá, o Citycom 300i amou este ambiente, conseguindo acompanhar o fluxo e às vezes ultrapassando os mesmos. Até aí, tudo certo com o nosso corpo, sem dores lombares nem nas pernas, e aprovamos a poltrona, quero dizer, o banco do scooter. Tudo muito confortável.

Em Itu - SP, a entrada para
estrada dos romeiros.
Em Itu paramos em uma praça que tinha uma igreja (parece um pleonasmo, no interior uma praça com igreja...), fizemos umas fotos e seguimos em direção da estrada dos romeiros, que o nome oficial é Estrada Parque APA Rio Tiete - Itu – SP. Aí sim foi uma maravilha, muitas curvas, pouco movimento ou quase nada, lindas paisagens... nós deveríamos ter ido e voltado por lá, mas eu queria saber como seria pela rodovia.
(Fizemos um vídeo e em breve o colocarei no Blog).

Minhas conclusões desta viagem foi o seguinte: o Citycom 300i é um veículo urbano que pode ser usado em viagens, principalmente sem a garupa. Se puder escolher, vá pelas vicinais(estradas secundárias), melhor que ir pelas rodovias principais. Os freios e estabilidade estão acima da média. Continua passando a sensação de qualidade e segurança parece que nunca vai quebrar.  A postura e o banco estão de acordo e proporcionam muito conforto. Temos que ter MUITO cuidado ao rodar por ruas, avenidas, estradas e rodovias. No Brasil falta educação (de ambos os lados, motoristas e motociclistas).

Ponte sobre o Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus
na volta para São Paulo.

E por enquanto é só, em breve coloco mais impressões do scooter que já está com quase 700km.

Obrigado e abraços.

Anônimo disse...

Juan sou eu novamente, Leandro.

Poxa, fiquei me deliciando em ler a aventura com a City... O ronco do motor, a atenção que chama a cada curva, deve ser tudo muito maravilhoso... Parabéns mais uma vez pela postagem, que como sempre me prende e faz com que os ponteiros do relógio girem mais rapidamente.

Sustos são de praxe no trânsito, principalmente para motociclistas, por mais que a gente ande com cautela, sempre há algum imprevisto...

Não fique com trauma, pois faz parte do dia a dia e não será sempre que um pneu vai estourar a poucos metros de vocês. Tem acidentes que parecem que já estão programados para tal pessoa, pois veja, na descida tinha um casal com uma Twister me empurrando nos corredores da Imigrantes. Estava tentando manter 60 km para a minha segurança e a de minha namorada, mas tinha hora que tinha que ficar a 80 km, pois o cara ficava colado perturbando. Estava ele e uma mulher na garupa, assim que tive a primeira oportunidade dei passagem e deixei seguirem apressados. Quando cheguei à metade da serra, advinha quem tinha ido ao chão? Exatamente quem pensou, o casal que estava apressadinho. Pedaço de carenagem de um lado, moto para o outro, a moça que minha namorada lembra bem do rosto estava chorando bastante segurando a região do joelho e o tonto do piloto estava conversando com o motorista de um carro que possivelmente o fechou... O babaca simplesmente estragou o feriado dele, do garupa, e atrapalhou o da família do carro apenas por estar com pressa de chegar à baixada.
Bom, Fiz a minha viagem para Santos com o Lead. Como você disse, foi super, mas super tranqüilo mesmo a descida. Antes mesmo de sair do Rodoanel o congestionamento para os carros já havia começado, quando entramos na Imigrantes , que vi aquele mar de carros, simplesmente agradeci por ter o meu Scooter. Nos túneis a mesma farra de buzinas de sempre... Parei entre um túnel e outro para tirar fotos da paisagem, pois estava com um verde e um sol muito lindo.
Lá na praia tudo foi muito gostoso, dei uma passado na Enseada, que fica no Guarujá e para onde ia levava o Lead.
Voltei para Sampa no Sábado à tarde. A subida foi uma grande surpresa, pois achei que o motorzinho 110 não passaria de 60 km/h, porém o subestimei. Fiz a subida com média de 75 km/h e o Scooter não reclamou muito menos o ponteiro da temperatura que não chegou à metade.
Bom, essa foi a minha primeira e última grande aventura com a Lead, pois como disse a mesma já está praticamente vendida e deixará saudades.
Quanto à baixada, realmente tinha alguns pontos de congestionamento para carros nas avenidas principais, mas para moto estava super tranqüilo, você deveria ter descido, estava muito gostoso e além de tudo na Imigrantes não há tráfego de caminhão, ou seja, mais seguro.
Vi duas City`s lá e até cheguei a pensar que fosse você. Rsrs. Uma preta no Guarujá e uma Azul dentro do Pão de Açúcar perto da balsa.
Bom, por hoje é só, deixa eu parar de escrever... rsrs
Grande abraço e mais uma vez obrigado pela postagem.

Leandro S.

Juan RR disse...

Grande Leandro!

Muito legal o seu relato, é de motociclistas conscientes como você que nós precisamos. Para que a pressa se de moto chega antes?rs

O susto foi grande com a explosão do pneu, mas susto maior ainda é a falta de respeito de alguns motoristas de carros e caminhoneiros. Mas isto é falta de educação, espero que no futuro e com novas gerações isto mude.

Realmente pensei em ir para a baixada, uma pena porque na Castelo tinha muito caminhões, o que compensou foi a volta pelas vicinais.

Parabéns pela sua viagem, é inesquecível a primeira ida à baixada, mesmo com um scooter pequeno. Agora você vai ficar muito feliz com o Citycom, é outro segmento. Imagine o prazer que teve com a viagem em dobro...

Abraços

Descentralize-me é a liberdade de escolha e privacidade financeira. disse...

Boa tarde, turma !
Como podemos ajustar um bate e volta com as citycom's, até o litoral?