segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mais uma semana em SP...


Hoje completa “apenas” 328 km de experiência com o Citycom 300i. Finalizou o primeiro tanque com 213 km para 8,9 litros de gasolina Podium, o que dá uns 24 km/l. Esperava um pouco mais, ainda mais que o vendedor prometeu que faria 30 ou 35 km/l. Acredito que como está muito novo e em processo de amaciamento, depois o consumo melhore.



Com 328 km, tudo ok e ainda nos conhecendo.
Na quinta-feira passada, dia 14 de abril, peguei meu primeiro trecho rodoviário que ia até Cotia – SP pela Rod. Raposo Tavares. Foi um percurso pequeno, uns 80 km ida e volta e minhas impressões foram muito positivas, apesar de não estar com garupa. Falando nisso sempre acreditei, como outros motociclistas, que motos e scooters não foram feitos para se rodar com garupa, com raras exceções como motos do tipo Honda Gold Wing 1800 e HD Electra Glaid Classic. Por mais confortável, espaçoso, prático e com encosto, a ciclistica da moto muda muito com uma segunda pessoa sobre ela. Definitivamente, moto foi feita apenas para o piloto.

Voltando a Raposo, o Citycom foi muito bem no trajeto até Cotia. Para não forçar muito o motor, mantive a rotação no máximo até 6 mil RPM, e tentei manter a velocidade de cruzeiro “real e legal” para aquela rodovia em 90 km/h, o que dava uns 100-110 no painel. O pára-brisa protege muito bem, fazendo uma pequena turbulência no capacete se estiver em posição ereta, mas muito pouca para mim, pois tenho 1,76m de altura. Percebi que se inclinar o tronco só um pouco na direção do pára-brisa abaixando um pouco a cabeça não bate nenhum vento, ao ponto de poder levantar a viseira, o que eu não aconselho porque é contra a lei.  Outro detalhe que li em outros meios de comunicação é que a posição dos pés era ruim, que se comparado ao Burgman 125 não poderia esticar as pernas como nele. Eu comprovei que é tudo opinião pessoal. Como no Citycom a gente anda ereto, a posição é excelente para as costas e as pernas, fora o banco que é uma maravilha de conforto, com isso as pernas ajudam a segurar as pancadas que vão para a coluna quando pegamos ondulações ou buracos, o que em motos Custom ou no próprio Burgman 125, com suas posições sentadas, relaxadas, com as pernas esticadas, não acontece o mesmo que na Citycom, e você chega inteiro sem NEHUMA dor na coluna! Mais um ponto importantíssimo para o Citycom 300i, e isso era uma coisa que temia antes de comprar, porque o burgman me deixava quebrado.

Para falar de sua ciclística, minha opinião servirá se comparado as últimas motos que andei há pouco tempo, que foi uma Ninja 250R e D-Tracker 250, ambas no kartódromo Aldeia da Serra em um test-ride promovido pela kawasaki. Digo que o Citycom é muito boa nas curvas, parecida com os modelos da kawasaki que citei. Lógico que não pode inclinar como elas, mas em sua limitação não deve nada a ambas. A torção do Chassi é mínima, e a regulagem dos amortecedores parece esportiva, é um pouco dura em buracos, mas firme nas curvas. Ah, também freia melhor que ambas. Se tem um ponto forte na segurança do Citycom, são os freios, suspensões e pneus. Principalmente para quem como eu tem muita bagagem e experiência motociclistica. Se você souber pilotar bem, fizer tangente direitinho e frear com sabedoria e jeito, não tem para ninguém. Sem dúvida é um scooter “racing”, muito esportivo. E só o fato de não ter que cambiar faz com que seus reflexos se concentrem na aceleração e frenagem, que em engarrafamentos e corredores é uma vantagem. Ando muito mais rápido que os motoboys mesmo o Citycom sendo mais largo que as cgs da vida.
 
Minha foto realizando um test-ride no kartódromo
Aldeia da Serra, com uma D-Tracker 250.


Na volta já havia anoitecido, e aí veio um pequeno problema: os faróis dianteiros estavam meio desregulados. Só andando com o farol alto é que tinha uma boa iluminação, no baixo, era para baixo mesmo, iluminava uns cinco metros à frente apenas. Acredito que se puder regular mais para o alto isto melhore.


Por enquanto é só, espero estar ajudando.

Abraços


7 comentários:

Anônimo disse...

Boas Juan!...bom saber q a City não deixa a desejar nas rodovias da vida, levo isso em conta pois gosto de meter o pé na estrada de vez em quando...só discordo de vc quanto afirmas q "Definitivamente, moto foi feita apenas para o piloto", tenho uma Suzuki XF650 ( a venda p/ comprar a City) q não modifica em nada a performance quando ando "engarupado", acho q é por causa do motorzão dela, agora de 400cc pra baixo a coisa muda...abs...Francisco.

Juan RR disse...

Bom dia Francisco!

Obrigado por acompanhar meu blog.

O Citycom é muito bom na estrada, principalmente sem a garupa. Acredito que em distancias de até 150 km seja o ideal. É um veículo urbano que pode pegar estradas, não o contrário. Porém depende do piloto, pois conheço gente que percorreu três mil km com um burgman 125!rs
Veja bem, quando disse que moto foi feita apenas para o piloto, foi uma opinião pessoal e de alguns amigos meus que também são motociclistas há muito tempo, e mesmo tendo motos de grande cilindrada, concordam comigo nesse assunto. Sem dúvida quanto maior a cilindrada menos se sente a garupa, e os exemplos que dei de motos que são os modelos Turing Gold Wing e Cia, esses sim, em minha opinião, são excelentes para se andar com a garupa. Veja que vários modelos privilegiam o piloto, por que a maioria anda só. Nas esportivas então, o banco da garupa é quase inexistente, e em algumas Naked nem existem mais. Veja também as Harleys, a maioria o banco da garupa é uma comédia, tirando a Electra que proporciona uma poltrona para o mesmo.
Tenho rodado bastante com o Citycom, uma média de 45 km por dia, e neste feriado vou descer a serra para o litoral, e vou "engarupado". Depois coloco minha opinião da viagem, lembrando que em 2000 fiz o mesmo percurso com uma C100 Biz com garupa e foi muito legal, com quase 2hs para chegar a Santos... as curvas da Anchieta são impagáveis sobre duas rodas!

Abraços

Leandro disse...

Juan,

primeiramente parabéns pelo tópico.. Muito massa.
Vou acompanhar sempre, pois já acompanhava o so Fabrízzio, porém como sou de sampa, acho que a minha realidade e a sua são mais parecidas do que a realidade do trânsito de goiânia do Fabrizzio.
Afinal só nós Paulistanos sabemos do que estamos falando.
Sou da comunidade da Citycom, porém tenho uma Honda Lead da série especial que comprei em novembro de 2010.
Esse feriado será minha primeira "longa viagem" que farei com ela...
Irei para baixada Santista, mais especificamente em um AP alí na Avenida Vicente de Carvalho, perto do canal 4 e 5 de Santos, conhece?

Cara, seria um prazer poder descer para santos com a minha Lead e ir babando a sua City sumindo na minha frente... ahsuashaush

Que dia vai descer? Se tiver coragem de ir à uns 85 km por hora eu me autoconvido para descer contigo.
Vai eu e minha namorada... Ainda não escolhi o dia para descer.
O que achas?
Ah, mais uma vez parabéns pelo BLOQ da City Paulistana e, Grande Abraço.

Leandro.

Juan RR disse...

Bom dia Leandro, tudo ok?

Antes de tudo, obrigado por acompanhar o meu blog.

Fazer o blog com nossa Grande São Paulo era minha intenção, aqui o bicho pega, não é?
Faço em média 40 km por dia, ando em corredores apertados com a garupa, aposentei meu carro que agora só é usado em ocasiões especiais, tipo grandes compras de mercado porque as pequenas cabem no Cyticom, festas ou muita chuva.

Legal que tenha um Lead, em algumas situações de trânsito ele vai e o Cyti fica, rs... e se for para o litoral com ele, pode ir tranqüilo porque Santos é perto, fui de C100 Biz e é só ter um pouco de paciência e andar pela direita, de resto vai de boa. Um passeio muito legal para você fazer é ir para Itu pela Estrada dos Romeiros, vai margeando o rio Tietê e tem muitas curvas, fiz de Burgman 125 com garupa e também vai legal. Farei mais para frente esta viagem, aí posto fotos para vocês.

Para a gente marcar e ir juntos vai ficar um pouco difícil, pois irei no sábado ou no domingo, salvo algum imprevisto. Mas não faltarão oportunidades no futuro, pois farei outras vezes esta viagem.

Obrigado e abraços.

Anônimo disse...

Juam,

Imagina, não precisa agradecer. Nós leitores que apreciamos e agradecemos sua disposição para nos contar o dia a dia.

Aqui em sampa realmente o bicho pega, principalmente para nós motociclistas.

Não sei exatamente ao todo quanto ando por dia, só sei dizer que moro perto da Lapa, mais especificamente na Av. Edgar Facó, que trabalho na Vergueiro e visito a namorada quase que todos os dias ali no Taboão...kkk Deve dar uns 40 km tbm, dependendo do dia um pouco mais até...

Adorei as dicas de viagem, pois sou marinheiro de primeira viagem "longa"... Já fui para Itapecirica da Serra, que considero quintal de taboão e Embu, ou seja, pertinho, não deu para cansar nem as pontas dos dedos.

Acho que vai ser minha primeira e última longa viagem com a LEAD. Ela está praticamente vendida.
Só estou vendendo pq quero pegar o dinheiro que conseguir com ela, juntar + um pouco e dar como lance no Consórcio da City.

Assim que conseguir a minha faço essa viagem para Itu.
Uma estrada que tenho muita vontade também é aquela que vai para serra Negra, não sei exatamente o nome, pois quando fui ainda era mulequinho de 11 anos... rsrs Só lembro que ela era cheia de S e de curvas show de bola.

Quanto ao litoral, da próxima oportunidade quem sabe já estarei com o meu City? rsrs...

Mais uma vez obrigado

Grande abrço e bons ventos

Leandro.

Juan RR disse...

É isso aí Leandro,

e essa viagem para Serra Negra também é muito legal, no caso é a melhor dessas opções com lindas paisagens, muitas curvas e perto de SP. Lá tem bons hoteis também, é mais uma viagem que quero fazer, uma rota imperdível para os motociclistas paulistas.

Abraço, qualquer dúvida é só perguntar.

Juan RR disse...

Obrigado por acompanhar o blog.

Em breve colocarei mais novidades.

abraços